O check-up urológico consiste na avaliação dos sistemas urinário e reprodutivo masculino e urinário feminino. Trata-se de uma consulta na qual são fornecidas orientações sobre bons hábitos de vida e realizados alguns exames físicos. Além disso, o urologista solicita exames complementares, para obter um panorama detalhado da saúde do(a) paciente.
Já que muita gente está de férias, resolvemos lembrar a importância de realizar o check-up urológico periodicamente. Se você também está com tempo livre, aproveite para colocá-lo em dia. Se não estiver, organize-se para encaixá-lo na agenda. Sua saúde agradece!
Para que serve o check-up urológico?
A função do check-up urológico varia conforme o sexo. Entenda a seguir.
Check-up urológico masculino
O check-up urológico masculino serve para prevenir ou diagnosticar, precocemente, problemas dos tratos urinário e genital dos homens. É o caso das infecções urinárias, dos distúrbios hormonais, das doenças da próstata, da disfunção erétil, da infertilidade, dos cânceres urogenitais, dos cálculos, entre outras enfermidades.
Veja também: Cólica renal ou dor lombar comum? Saiba quando procurar um urologista
Check-up urológico feminino
O check-up urológico feminino, por sua vez, trata condições específicas do trato urinário das mulheres. As principais são: infecções urinárias de repetição, incontinência urinária, distúrbios do assoalho pélvico (como prolapso da bexiga) e cânceres urológicos.
Como é o check-up urológico?
Independentemente do sexo, para realizar o check-up urológico, o urologista faz uma anamnese aprofundada, avalia os sintomas, realiza exames físicos e solicita exames complementares. De posse dos resultados, cabe a ele:
- detectar alterações, indicando quais atitudes (como mudanças na dieta e nos hábitos de vida) devem ser tomadas a fim de prevenir agravamentos;
- diagnosticar doenças, indicando a melhor forma de tratá-las.
Vale a pena ler: Você sabe o que falar em uma consulta com o urologista?
Se realizado periodicamente, o check-up possibilita descobrir alterações ou doenças urológicas (no trato geniturinário) em estágios iniciais, quando são mais facilmente tratadas. Com isso, possibilita melhores prognósticos, promovendo a saúde e favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida dos(as) pacientes.
Quando é importante realizá-lo?
Mais uma vez, a frequência de visitas ao urologista varia conforme o sexo. Confira.
Frequência ideal de idas dos homens ao urologista
No caso do check-up urológico masculino, recomenda-se iniciá-lo a partir da entrada na puberdade, por volta dos 10 aos 12 anos. O urologista irá acompanhar sua saúde ao longo da vida, orientando sobre cuidados gerais (como relacionados à higiene íntima) e específicos.
O profissional também irá solicitar exames de rotina adequados à faixa etária. Além disso, pode solicitar testes específicos, caso haja alguma suspeita e/ou associação a fatores de risco (como tabagismo, sobrepeso, sedentarismo, alcoolismo, antecedentes familiares, entre outros problemas).
Durante a juventude, se os resultados estiverem normais, a frequência das visitas ao médico deve ser repetida a cada dois anos. Se existirem alterações, no entanto, deve-se voltar ao especialista conforme a sua orientação, refazendo os exames sempre que preciso.
A partir dos 50 anos, o check-up urológico masculino passa a ser feito anualmente. Isso porque, com o envelhecimento, espera-se um aumento do colesterol, dos triglicérides, da glicemia, levando à maior incidência de doenças crônicas.
Sugestão de leitura: Sintomas da próstata aumentada: quando procurar ajuda
Sem falar que existe o impacto da queda na produção hormonal, relacionado a diversos incômodos. Trata-se da chamada andropausa, também conhecida como “menopausa masculina”.
Frequência ideal de idas das mulheres ao urologista
Em relação a elas, o acompanhamento de saúde periódico, a partir da puberdade, é conduzido anualmente pelo ginecologista. Entretanto, em caso de problemas no sistema urinário, deve-se procurar um urologista especialista no atendimento a mulheres. Essa é a recomendação, por exemplo, para mulheres com histórico de infecções repetitivas do trato urinário, assim como alterações dos hábitos urinários.
Vale destacar que elas são mais atingidas por problemas urinários do que eles. Outro dado interessante é que, em ambos os sexos, a prevalência desses distúrbios ocorre a partir dos 40 anos.
O que faço se não estiver de férias e minha vida for muito corrida?
Apesar da nossa sugestão sobre aproveitar as férias para colocar o check-up urológico em dia, mesmo quem não tem folga precisa reservar um tempo para cuidar da saúde. Na verdade, isso deve ser prioridade na vida de todas as pessoas.
O próprio Ministério da Saúde recomenda que as visitas médicas de rotina sejam feitas regularmente. Isso, independentemente da ausência de sinais e/ou sintomas de problemas.
Onde realizar um check-up urológico em Osasco e região?
Quem reside em Osasco, SP, ou se encontra nas proximidades (Zona Leste ou Alphaville) pode contar com a assistência especializada da clínica Urologia Vida. Aqui, reunimos uma equipe altamente especializada, qualificada e experiente, dedicada aos cuidados de toda a família. Além disso, oferecemos ambientes acolhedores, garantindo o conforto e a segurança de nossos pacientes durante os atendimentos.
Portanto, faça seu check-up urológico conosco, bem como os exames diagnósticos e eventuais procedimentos cirúrgicos necessários. Na Urologia Vida, você encontra uma gama de serviços completa, para atender tanto às necessidades urológicas dos homens como das mulheres!
Aproveite para marcar agora mesmo a sua consulta ou, se preferir, faça o agendamento pelo WhatsApp (11 91664-2735) ou por telefone (11 3682-2756). A equipe da Urologia Vida está à sua disposição!
Se você gostou deste artigo, fica o convite para nos seguir nas redes sociais. Lá você confere dicas e fica por dentro de todas as novidades da clínica. Estamos no Instagram e Facebook!


