Cistite ou infecção urinária: como diferenciar?

Existem muitas doenças que afetam o sistema urinário e, por isso, podem ser confundidas entre si. Nesse caso, você sabe como diferenciar a cistite ou a infecção urinária?

O sistema urinário é o principal responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina, fazendo com que o organismo expulse as substâncias que estão em excesso. Para que essa eliminação ocorra, é importante que todos os órgãos do aparelho urinário estejam funcionando adequadamente, sendo eles:

• rins, responsável pela produção da urina;
  • ureteres, conduz a urina até a bexiga;
  • bexiga urinária, armazena a urina até a eliminação;
  • uretra, elimina a urina para fora do corpo.

Quando qualquer um desses órgãos é afetado, todo o sistema urinário acaba sofrendo. A cistite ou infecção urinária são só algumas das doenças que podem afetar o funcionamento do aparelho urinário. Portanto, não, elas não são a mesma doença, mesmo que seus sintomas sejam bastante semelhantes.

Vamos entender um pouco melhor sobre cada uma delas.

Cistite

A cistite poder ser infecciosa ou não infecciosa, no entanto, ambas são caracterizadas pela inflamação da bexiga. O Ministério da Saúde informa que, na maioria dos casos, esse problema é causado por uma bactéria já presente no nosso organismo, alocada no intestino, ajudando no processo de digestão.

Quando essa bactéria se encontra no trato urinário, ela pode infectar a bexiga. Apesar de afetar ambos os sexos, a cistite costuma ocorrer com mais frequência na população feminina, por conta da uretra da mulher ser mais curta que a do homem. Contudo, existem situações onde a cistite pode ocorrer sem a presença dessa bactéria, como a cistite intersticial e cistite actínica (pós-radioterapia).

Cistite Intersticial

Definida como uma doença crônica, a cistite intersticial é caracterizada pela irritação da parede da bexiga. É uma doença capaz de deixar uma cicatriz na bexiga, além de um espessamento na parede. Isso faz com que a capacidade de funcionamento da bexiga diminua.

Cistite actínica

Nesse caso, a cistite actínica possui aspecto clínico, sendo caracterizada por complicações da radioterapia pélvicaOu seja, também não está associada a presença de bactérias. De modo geral, é fundamental identificar corretamente o tipo de cistite, para que o tratamento ideal seja indicado.

Estima-se que cerca de 50 a 80% das mulheres irão apresentar pelo menos um episódio de cistite ao longo da vida. Então, como sei que estou com cistite? Entre os sintomas mais comuns dessa inflamação, independente do tipo, destacam-se:

• frequência aumentada e urgente para urinar;
  • redução da quantidade de urina eliminada;
  • ardor durante a micção;
  • dores na bexiga, nas costas e também no baixo ventre;
  • febre;
  • em casos mais graves, sangue na urina.

Na presença de qualquer um desses sintomas, é muito importante procurar por um urologista para confirmar o diagnóstico. O profissional irá ouvir sobre os sintomas e fazer um levantamento sobre a história clínica do paciente, além de solicitar o exame de urina para confirmação.

Infecção urinária

Diferente da cistite, a infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do trato urinário, sendo também bastante frequente em mulheres. Essa infecção pode ocorrer devido a diversos fatores, entre eles a falta de cuidados com a região íntima, consumo insuficiente de água e até mesmo segurar a urina por muito tempo.

A relação sexual também pode ocasionar a infecção urinária, uma vez que facilita a entrada de bactérias, que podem se prender nas paredes do sistema urinário. Tenha em mente que a principal via para essas bactérias é pela uretra, ou seja, elas vêm de fora para dentro do organismo.

A maior dúvida das pessoas sobre a inflamação ser cistite ou infecção urinária se dá, em sua grande maioria, pela semelhança entre os sintomas, uma vez que a infecção urinária também causa:

• dor ao urinar;
  • em casos mais graves, sangue na urina;
  • febre;
  • frequência aumentada e urgente para urinar;
  • dores no corpo, geralmente lombar;
  • perda involuntária de urina (incontinência).

diagnóstico da infecção urinária costuma ser feito através de um exame clínico feito pelo profissional em urologia. Ele irá solicitar o exame de urina para confirmação do diagnóstico e só então dar início ao tratamento.

Cistite ou infecção urinária: o tratamento é o mesmo?

Como os sintomas de ambas as infecções são muito parecidos, ardência ao urinar, dor na região pélvica, maior frequência de idas ao banheiro, entre outras, o tratamento também acaba sendo bem semelhante.

Portanto, para determinar qual dos dois problemas o paciente possui, cistite ou infecção urinária, o exame laboratorial de urina é indispensável. Dessa forma, é possível identificar a origem da condição, seja ela inflamatória, bacteriana ou fúngica, para indicar o melhor tratamento.

Tendo a causa determinada, o urologista irá determinar qual o tratamento deve ser feito. No geral, tanto a cistite quanto a infecção urinária podem ser tratadas através do uso de anti-inflamatórios ou antibióticos.

Também é recomendado que os pacientes diagnosticados com o problema adotem uma mudança nos hábitos alimentares, o que deve incluir o aumento do consumo de água. A higienização da região íntima também deve receber maior atenção, já que a má higiene também pode causar infecções.

Independente do problema, cistite ou infecção urinária, se não for tratado corretamente, o quadro pode se agravar e trazer sérias consequências aos pacientes. Então, na presença de qualquer um dos sintomas citados, é importante buscar ajuda médica para um diagnóstico mais breve possível, aumentando as chances de cura.

Gostou do artigo e quer ler mais conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todos os nossos materiais.

Esperamos ter esclarecido sobre como diferenciar a cistite e a infecção urinária! Caso esteja buscando um urologista em Osasco, convidamos você a conhecer o nosso espaço. Estamos localizados na Rua Eloy Cândido Lopes, N°120, Centro.

Para dúvidas ou agendamento, entre em contato com a nossa equipe. Siga também as nossas páginas no Instagram e Facebook, assim você fica por dentro de todas as nossas publicações.