Fumar faz mal à saúde porque aumenta o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, infertilidade, entre outras enfermidades. O tabagismo, inclusive, é considerado uma doença crônica, sendo reconhecido como a maior causa evitável e isolada de adoecimento e morte precoce.
Neste artigo, detalhamos as razões pelas quais o cigarro e os demais produtos à base do tabaco são tão combatidos no meio médico. Mostramos, também, os benefícios de largar o vício e o que fazer para chegar lá. Se você ou um ente querido fuma, vale a pena conferir!
Por que fumar faz mal à saúde?
Imagine uma doença que é fator de risco para, aproximadamente, outras 50 doenças incapacitantes e, muitas vezes, fatais. Esse é o tabagismo, classificado como um transtorno mental e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa (no caso, a nicotina).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),o fumo é responsável por:
- 71% das mortes por câncer de pulmão;
- 42% das doenças respiratórias crônicas;
- e cerca de 10% das doenças cardiovasculares.
Nos homens, vale destacar, o tabagismo ainda afeta a saúde sexual. Isso acontece porque a doença favorece o desenvolvimento da aterosclerose, que provoca o bloqueio do sangue para a artéria peniana, impossibilitando obter ereções rígidas.
Quais são os benefícios de parar de fumar?
Agora que você sabe porque fumar faz mal à saúde, vamos abordar as diversas vantagens de parar com o vício. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS),algumas são quase imediatas e outras ocorrem ao longo dos anos. Por exemplo:
- em 20 minutos, o ex-fumante apresenta redução da frequência cardíaca;
- em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal;
- entre duas a 12 semanas, a circulação sanguínea e a função pulmonar melhoram;
- entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem;
- entre cinco e 15 anos, o risco de acidente vascular cerebral (AVC) é reduzido ao de um não fumante;
- em dez anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão cai para a metade da apresentada por indivíduos fumantes;
- em 15 anos, o risco de ter alguma doença cardíaca passa a ser o mesmo apresentado por pessoas que nunca fumaram.
No entanto, a lista de benefícios não para por aí. Deixar de fumar faz com que:
- o fôlego aumente e os pulmões se tornem mais resistentes às infecções respiratórias;
- a aparência melhore, pois o cigarro amarela os dentes e aumenta o tártaro, deixa roupa, cabelos e dedos malcheirosos, provoca rugas e, ainda, causa mau hálito;
- a produtividade aumente, pois as pausas para fumar ao longo do dia deixarão de ser feitas;
- os gastos diminuam, pois cigarro e outras formas de fumo são custosos e pesam no orçamento de muitas famílias;
- a fertilidade aumente, assim como as chances de apresentar disfunção erétil diminuam;
- o sistema cardiovascular seja fortalecido, pois o tabagismo aumenta o risco de doenças do coração;
- a saúde das pessoas ao seu redor seja preservada, pois o fumo passivo aumenta o risco de câncer de pulmão (e outros),de diabetes tipo 2 e de outras doenças; entre outros benefícios.
Como parar de fumar definitivamente?
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) destaca três dicas para ajudar quem deseja parar de fumar e ter uma vida saudável. Confira:
- caso opte pela parada imediata, escolha uma data para o seu primeiro dia sem cigarro, programando coisas que gosta de fazer para relaxar e se distrair;
- se preferir a parada gradual, escolha uma data para começar a fumar menos, reduzindo o número de cigarros até parar totalmente — isso deve levar, no máximo, duas semanas;
- caso não consiga se livrar da dependência sozinho, busque tratamento, o qual pode ser medicamentoso (adesivo, goma ou pastilha de nicotina e cloridrato de bupropiona) e/ou psicoterapêutico.
Esperamos que você tenha entendido porque fumar faz mal à saúde. A boa notícia é que, uma vez que o vício é vencido, diversos danos podem ser revertidos. Por isso, siga as dicas para abandonar o tabagismo e, sempre que preciso, busque ajuda especializada!
Em caso de dúvidas, converse com um urologista da Urologia Vida, localizada em Osasco, SP. Para isso, entre em contato pelo site, WhatsApp (11 91664-2735) ou telefone (11 3682-2756) e agende uma consulta!