A infertilidade masculina é uma preocupação bastante comum e, na maioria das vezes, está relacionada à varicolece (dilatação das veias testiculares). Porém, existem diversos outros fatores possivelmente ligados. Seja como for, a condição tem um impacto significativo na vida de quem deseja gerar filhos, devendo ser investigada e adequadamente tratada.
Neste artigo, mostramos suas possíveis causas, abordamos os principais sinais e sintomas e explicamos quando é necessário procurar ajuda médica. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
O que é infertilidade?
A infertilidade é definida como a incapacidade de conceber filhos, após um período de tentativas regulares (em média, um ano),sem o uso de contraceptivos. A condição afeta de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, causada exclusivamente por fatores masculinos em cerca de 30% dos casos.
De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a infertilidade pode ter diversas causas. Sabe-se que:
- 35% dos casos são relacionados à infertilidade masculina;
- 35% dos casos são relacionados à infertilidade feminina;
- 20% dos casos são relacionados à infertilidade conjugal (em ambos);
- 10% dos casos são relacionados a causas desconhecidas — a chamada infertilidade idiopática.
O que causa infertilidade masculina?
A infertilidade masculina, especificamente, pode ser provocada por uma série de fatores, os quais afetam a produção, o transporte e/ou a função dos espermatozoides. São exemplos:
- varicocele, condição em que as veias dos testículos têm uma dilatação aumentada;
- criptorquidia, condição em que os testículos não descem sozinhos, geralmente detectada ao nascimento;
- obstrução dos ductos deferentes (canais por onde os espermatozoides passam);
- alguns traumas no escroto, como a torção testicular;
- infecções (urinárias, prostatites ou uretrites);
- determinados fatores genéticos, como a Síndrome de Klinefelter;
- determinadas alterações hormonais, como a baixa produção de testosterona;
- tratamento oncológico com realização de radioterapia pélvica ou quimioterapia;
- comorbidades não controladas, como diabetes, obesidade, doenças neurológicas e/ou alguns tipos de infecções sexualmente transmissíveis (IST);
- consumo regular e/ou excessivo de bebidas alcoólicas;
- uso de esteroides anabolizantes;
- estresse crônico;
- dietas desequilibradas;
- exposição a determinadas toxinas ambientais, presentes na água e/ou no ar (como o Bisfenol A e os ftalatos);
- tabagismo e/ou uso de drogas recreativas ilícitas; entre outros.
Leia também: Saiba por que fumar faz mal à saúde
Além disso, a idade também desempenha um papel significativo na infertilidade masculina. Isso porque, embora os homens sejam capazes de produzir espermatozoides ao longo da vida, sua qualidade e quantidade tendem a diminuir com o envelhecimento. Mas, felizmente, a maioria das causas é potencialmente tratável!
Quais são os sinais e sintomas do quadro?
Os sinais da infertilidade masculina variam e muitos homens podem não apresentar sintomas óbvios. No entanto, alguns indicativos incluem:
- história pessoal de IST;
- disfunção erétil persistente;
- alterações na libido;
- dor testicular crônica;
- testículos de tamanho reduzido ou inchaço;
- ejaculação precoce ou retardada.
Quando procurar ajuda médica?
Embora seja normal levar algum tempo para conceber, recomenda-se buscar ajuda médica sempre que houver preocupações persistentes. Se o homem tiver histórico de lesões testiculares, cirurgias na região pélvica, infecções genitais e/ou câncer, deve-se procurar um especialista em fertilidade o mais cedo possível.
A partir do diagnóstico, baseado nas causas e grau da infertilidade, o médico responsável recomenda a abordagem mais adequada. Essa pode envolver o tratamento do problema de base e/ou o emprego de técnicas de reprodução humana assistida (de baixa ou alta complexidade).
Por exemplo, em casos onde o problema for devido a uma infecção, o primeiro passo é tratar a causa subjacente. Se relacionado à varicocele, pode ser preciso realizar a cirurgia corretiva. Já quando um homem passou por uma vasectomia, pode-se optar pela cirurgia de reversão da vasectomia ou pela fertilização in vitro (FIV).
Por esse motivo, é fundamental entender o que está causando a infertilidade masculina. Dessa maneira, é possível encontrar formas de lidar com o problema e aumentar as chances de realizar o sonho de gerar filhos!
Se você está em busca de um urologista em Osasco, SP, sinta-se convidado para conhecer a Urologia Vida. Entre em contato e faça seu agendamento agora mesmo!
No mais, esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Para conferir dicas de saúde e acompanhar as próximas publicações do blog, siga nossa clínica no Facebook e Instagram!