A cirurgia de próstata é realizada para tratar uma série de doenças que acometem a glândula, pertencente ao sistema reprodutor masculino. Ela é indicada, por exemplo, em alguns casos de câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna (HPB), que afetam negativamente a região.
Neste artigo, explicamos os principais detalhes sobre o procedimento. Para entender o que é a cirurgia de próstata, quais são as técnicas existentes e em que casos ela é indicada, continue a leitura!
O que é a cirurgia de próstata?
Como mencionado, a cirurgia de próstata é um procedimento indicado para tratar diversas doenças que comprometem a região. Mas, antes de conhecer as técnicas existentes, é preciso entender o papel deste órgão.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula exócrina presente no sistema reprodutor masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto e tem o tamanho semelhante ao de uma noz.
Qual é a sua função?
A próstata é responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que ajuda no transporte dos espermatozoides durante a ejaculação. Como qualquer outro órgão, ela está suscetível a diversas condições médicas ao longo da vida, que podem afetar seu funcionamento.
Quais são os sinais de problemas?
A presença de problemas na próstata pode levar a sintomas como:
- dificuldade para urinar;
- dor na região pélvica;
- presença de sangue no sêmen, em casos mais graves.
Por esse motivo, é muito importante estar atento aos sinais que o próprio corpo dá, assim como ir às consultas urológicas regularmente. Dessa forma, as chances de obter um eventual diagnóstico em tempo oportuno aumentam, viabilizando a realização de tratamentos mais simples e eficazes.
Quais são os tipos de cirurgia de próstata?
Existem diferentes tipos de cirurgias destinadas à próstata, cuja indicação está diretamente ligada ao motivo e às características do paciente. Conheça-as a seguir.
Prostatectomia
A prostatectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção (radical ou parcial) da glândula. Ela costuma ser indicada para o tratamento do câncer de próstata, o tipo de neoplasia mais comum entre os homens, após o câncer de pele não melanoma.
A escolha do tipo de ressecção depende da gravidade da doença e da condição de saúde geral do paciente. Na prostatectomia radical — a abordagem mais comum —, o procedimento envolve a remoção completa da próstata, assim como dos gânglios linfáticos próximos à glândula.
Atualmente, ela costuma ser realizada via laparoscopia ou cirurgia robótica. Mas, também pode ser feita de modo convencional, por meio da cirurgia aberta.
Saiba mais em: Guia completo: cirurgia robótica para câncer de próstata
Já a prostatectomia parcial consiste na remoção apenas da parte da próstata que está obstruindo a via urinária. Geralmente, o procedimento é indicado para casos em que a glândula apresenta um grande volume (maior que 100 cm³), sendo realizado por laparoscopia ou robótica.
Veja também: Cirurgia robótica para próstata: quais os diferenciais?
Ressecção transuretral da próstata
A ressecção transuretral da próstata (RTU) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratar a HPB, definida como o crescimento benigno da próstata. Ela é realizada com aparelho chamado de ressectoscópio, o qual é inserido na uretra e guiado até a glândula, possibilitando a remoção das partes que estão causando obstrução, e consequentemente, dificuldade de urinar.
A RTU é considerada uma técnica segura e eficaz para o tratamento da HPB, além de proporcionar uma recuperação mais rápida dos pacientes. Geralmente, é empregada em próstatas de médio e grande volume, que não excedam 100 cm³.
Outras técnicas
Além da prostatectomia e da RTU, existem outros procedimentos utilizados para tratar a próstata, embora sejam indicados em casos mais específicos. São eles:
- cirurgia a laser com vaporização de próstata, uma alternativa terapêutica minimamente invasiva para HPB com até 80 mm, indicada para pacientes de alto risco;
- cirurgia a laser com enucleação de próstata (HoLep), também minimamente invasiva, indicada para a ressecção do tecido prostático gravemente aumentado.
Entenda melhor: Conheça as técnicas de enucleação e vaporização de próstata a laser
Em quais casos a cirurgia de próstata é indicada?
A cirurgia de próstata costuma ser indicada quando a glândula não pode ser tratada por meio de outros métodos, como medicamentos ou radioterapia. Em geral, as principais indicações para o procedimento são câncer de próstata e HPB.
Mas, atenção: para obter o diagnóstico dessas ou de outras condições prejudiciais à saúde, é muito importante que o homem vá, regularmente, ao urologista. Algumas vezes, a cirurgia de próstata pode não ser uma opção — contudo, apenas o especialista pode decidir a melhor forma de tratamento.
Se você ainda tem dúvidas a respeito, entre em contato com a equipe da Urologia Vida, localizada em Osasco, SP, e marque uma consulta. Aqui, oferecemos as mais modernas opções de procedimentos para próstata, possibilitando a acesso à melhor terapêutica para cada caso!