Cirurgia robótica para próstata: quais os diferenciais?

Cirurgia robótica para próstata: quais os diferenciais?

Considerada um dos melhores tratamentos para o câncer de próstata, a cirurgia robótica é um método seguro, além de eficiente, que oferece inúmeros benefícios ao paciente e ao especialista.

A cirurgia robótica para o câncer de próstata tem como principal objetivo fazer a retirada do tumor, ou remover completamente a próstata e as vesículas seminais, por meio de um robô manipulado pelo cirurgião. 

Antes de entender melhor sobre a cirurgia robótica e seus benefícios, vamos entender o que é a próstata e qual sua função?

Caracterizada como uma glândula presente no sistema genital masculino, a próstata é encontrada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. Sua função é produzir um líquido que irá proteger e nutrir os espermatozoides, sendo importante destacar que a próstata não está associada à ereção e nem ao orgasmo. 

Quando ocorre uma multiplicação desordenada das células presentes na próstata, um tumor pode se formar, podendo ser benigno ou então, câncer. Esse tumor pode acometer seriamente a glândula, assim como também pode se estender para outros locais (metástase). 

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, uma vez que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Por esse motivo, é recomendado que todo homem faça exames preventivos da próstata, como o PSA e o exame de toque retal, a partir dos 45 anos. 

É importante ter em mente que o câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não apresenta sintomas em seu estágio inicial, o que salienta ainda mais a importância dos exames preventivos. 

Cirurgia robótica para a próstata

Diagnosticado o câncer de próstata, o próximo passo é conversar com o especialista sobre as melhores opções de tratamento da doença, sendo a cirurgia uma das principais formas de intervenção. 

cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo realizado pelos braços de um robô controlado por um cirurgião. O especialista fica distante, sentado em frente a um console, comandando os movimentos do robô. 

Cirurgia robotica para prostata

Durante a cirurgia, são realizadas pequenas incisões na região abdominal do paciente onde serão inseridos os braços robóticos. Dos quatro braços usados, três deles serão utilizados para comandar pequenos instrumentos a serem usados no procedimento. 

O último braço possui uma microcâmera que será responsável por proporcionar uma imagem dos órgãos internos de forma ampliada e tridimensional. Essas imagens são transmitidas para um monitor, o que permite ao cirurgião controlar os movimentos do robô durante toda a cirurgia, garantindo maior precisão e segurança

cirurgia robótica é bastante indicada também em casos de hiperplasia prostática benigna para próstatas grandes, acima de 100 gramas.

Principais diferenciais da cirurgia

cirurgia robótica tem sido considerada a cirurgia mais moderna disponível no mercado, principalmente quando falamos sobre a urologia e o tratamento do câncer de próstata.

É um procedimento que, se comparado a técnica cirúrgica tradicional, apresenta uma série de benefícios, tanto para o paciente como para o profissional. Contudo, é importante destacar que essa tecnologia não descarta a possibilidade de, caso seja necessário, recorrer à técnica da cirurgia aberta.  

No geral, os benefícios que a cirurgia robótica oferece aos pacientes são: 

  • pequenas incisões; 
  • menor sangramento;
  • menos tempo de cirurgia;
  • tempo de internação reduzido;
  • menores riscos de infecções;
  • menos dor no pós-operatório;
  • rápida recuperação;
  • retorno mais rápido às atividades de rotina.

É importante frisar que os pequenos cortes, assim como a precisão dos instrumentos e o maior detalhamento da imagem, faz com que a cirurgia seja mais fácil, além de evitar complicações.

Assim como os pacientes, os profissionais também contam com algumas vantagens, entre elas a possibilidade de obter um desempenho mais preciso, por causa das imagens transmitidas, que dão maior segurança para o uso dos instrumentos cirúrgicos. 

Além disso, as pinças utilizadas são bem menores do que as usadas nas cirurgias tradicionais, o que possibilita movimentos de rotação. Isso faz com que o cirurgião consiga alcançar estruturas que nenhuma outra técnica consegue. 

Tenha em mente que a cirurgia robótica só deve ser realizada por cirurgiões certificados, ou seja, com treinamento específico. Por esse motivo, é fundamental procurar profissionais que contem com experiência comprovada em cirurgia robótica para câncer de próstata

Aproveite para acompanhar as atualizações do nosso blog e siga a Urologia Vida nas redes sociais (Instagram e Facebook) e não perca nenhuma das nossas publicações.