A enucleação e a vaporização de próstata com laser são técnicas de cirurgia de próstata minimamente invasivas, usadas como alternativa à prostatectomia convencional (cirurgia aberta). Elas são indicadas no tratamento da hiperplasia prostática benigna — condição que leva ao crescimento substancial da glândula e provoca desde sintomas urinários a complicações graves.
Neste artigo, explicamos como cada uma funciona, seus diferenciais e onde é possível realizá-las, com toda segurança e efetividade, na Grande São Paulo (SP). Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
Cirurgia a laser com enucleação da próstata
A enucleação da próstata com laser HoLep consiste no uso do laser de hólmio para ressecção do tecido prostático gravemente aumentado. O procedimento endoscópico, indicado quando o uso de medicamentos é ineficaz, é feito através da uretra. Portanto, não há necessidade de realizar nenhuma incisão no abdômen.
Nessa técnica, o cirurgião urológico usa o laser para separar e remover o tecido prostático aumentado, preservando a integridade dos tecidos saudáveis ao seu entorno. Em seguida, o tecido extraído segue para a análise laboratorial, para investigar a presença de complicações possivelmente associadas, tais como tumores de próstata.
Saiba mais em: Doenças da próstata
Cirurgia de vaporização de próstata com laser
A cirurgia de vaporização de próstata com laser verde de 532 nm é outra alternativa terapêutica minimamente invasiva. A técnica é indicada para pacientes de alto risco, como os que tomam medicação para afinar o sangue (terapia anticoagulante e/ou antiplaquetária),com glândulas não tão grandes (com até 80 mm).
Nesse caso, o procedimento também é endoscópico e realizado através da uretra, feito sob anestesia geral ou raqui. Quando o laser aquece o tecido prostático, atingindo o ponto de ebulição, tem início um processo de vaporização.
Dessa maneira, o método permite tratar toda a próstata. Por outro lado, não é possível fazer a análise laboratorial do tecido prostático removido.
Após a cirurgia, coloca-se um pequeno cateter no interior da bexiga, necessário para drenar a urina. O dispositivo é retirado após um dia e, ocasionalmente, no mesmo dia, quando o paciente já for capaz de urinar sozinho.
Vantagens das técnicas minimamente invasivas
A enucleação e a vaporização de próstata com laser são consideradas mais simples, seguras e tão eficientes quanto à ressecção transuretral da próstata (RTU) para o tratamento da HPB. Dentre as vantagens em relação à última, destacam-se:
- baixo sangramento intra e pós-operatório;
- menor incidência de sangramentos graves em pacientes de alto risco;
- realização em regime ambulatorial ou, quando necessário, com menor tempo de internação hospitalar;
- alívio rápido dos sintomas urinários (equilíbrio do fluxo miccional);
- recuperação acelerada;
- baixo risco de complicações de longo prazo (como a estenose de uretra);
- resultado eficaz e duradouro — o que não dispensa o acompanhamento urológico periódico, ainda que o seguimento tardio costume ser bastante tranquilo.
Como saber qual é o método mais indicado para mim?
Como mostrado, as técnicas a laser, seja enucleando ou vaporizando, são resolutivas e melhoram, rapidamente, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com HPB. No entanto, a ressecção transuretral da próstata, que também é um procedimento minimamente invasivo, embora seja mais invasiva que os métodos a laser, é considerada padrão-ouro em determinadas situações.
Portanto, para saber qual é o tratamento para HPB mais indicado para o seu caso, deve-se fazer uma avaliação individualizada com um cirurgião urológico. A indicação do profissional será baseada nas condições clínicas e na gravidade dos sintomas apresentados. De qualquer forma, vale lembrar que, quanto mais cedo o problema for tratado, mais simples a abordagem e menores as chances de complicações!
Mas, atenção: tanto a enucleação como a vaporização de próstata com laser são realizadas, exclusivamente, em centros urológicos altamente especializados, pois exigem o uso de tecnologias de ponta. É o caso da Urologia Vida, clínica de referência localizada em Osasco, na Grande São Paulo, onde reunimos um corpo clínico experiente, atualizado e humanizado!
Se estiver em busca de um local para tratar a HPB e tiver fácil acesso à região, entre em contato e agende uma consulta. Aproveite, também, para seguir nossas páginas no Facebook e Instagram e fique por dentro de mais conteúdos como este!