Cirurgia a laser: quando é indicada para problemas na próstata?

Cirurgia a laser: quando é indicada para problemas na próstata?

Existem duas técnicas de cirurgia a laser indicadas para a próstata: a enucleação e a vaporização. Ambas são minimamente invasivas, empregadas no tratamento de casos específicos de hiperplasia prostática benigna (HPB). A indicação é feita pelo cirurgião urológico, baseada nas condições clínicas e na gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente.

Neste artigo, explicamos como funcionam, para quais quadros de HPB são indicadas e quais são seus principais benefícios. Além disso, veja onde realizá-la, com toda segurança, em Osasco, Alphaville e São Paulo. Continue a leitura e confira!

Como funciona a cirurgia a laser para próstata?

A cirurgia a laser para próstata é feita por endoscopia — com o uso de um ressectoscópio (instrumento fino, com laser e câmera),inserido através da abertura do pênis, pela uretra. Os lasers usam luz concentrada para gerar calor intenso e preciso, de modo a remover o tecido prostático aumentado. Mas, cada técnica tem suas especificidades, como mostraremos a seguir.

Veja tambémTratamento para HPB: conheça opções minimamente invasivas

Enucleação a laser

A cirurgia de enucleação da próstata com laser HoLEP (laser de hólmio) é indicada para pacientes com próstata gravemente aumentada (geralmente, quatro vezes maior do que o normal). Ela é feita sob anestesia raquidiana ou geral.

O laser resseca o excesso de tecido prostático e o fragmenta em pequenos pedaços, retirando-os pelo próprio ressectoscópio. Após sua remoção, o mesmo é enviado para a análise laboratorial, para investigar a existência de possíveis complicações, tais como tumores malignos.

Ao fim da cirurgia, ainda sob efeito da anestesia, insere-se um cateter na bexiga. O dispositivo serve para drenar a urina e ajuda a prevenir a formação de coágulos. Algum tempo depois, assim que o paciente conseguir urinar, o cateter é removido.

Vaporização a laser

cirurgia de vaporização de próstata com laser verde de 532 nm é indicada para pacientes considerados de alto risco. Tratam-se de homens que fazem uso contínuo de medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes ou antiplaquetários),mas cujas glândulas não estão tão aumentadas.

Ela também é feita sob anestesia raquidiana ou geral. Nessa técnica, assim que o laser atinge o ponto de ebulição, o processo de vaporização (ou derretimento) começa. Com isso, toda a próstata é tratada. Em contrapartida, não é possível realizar a análise laboratorial do tecido retirado.

Ao término do procedimento, ainda sob efeito da anestesia, um pequeno cateter também é inserido na bexiga, para drenar a urina e prevenir a formação de coágulos. O dispositivo é retirado pouco tempo depois, assim que o paciente conseguir urinar sozinho.

Quais são os cuidados pré e pós-procedimento?

Alguns dias antes da cirurgia a laser, o cirurgião urológico irá recomendar a interrupção do uso de medicamentos que aumentam o risco de sangramentos.

Após realizá-la, deve-se seguir os cuidados médicos recomendados. Esses incluem evitar a atividade sexual por duas a três semanas.

Quais são os benefícios associados?

O resultado da cirurgia a laser para HPB, seja enucleando ou vaporizando a próstata, é seguro, eficaz e duradouro. Graças a ela, o paciente recupera seu bem-estar e qualidade de vida rapidamente, com alívio imediato dos sintomas urinários. No caso do tratamento medicamentoso, a efetiva melhora pode demorar meses.

Além disso, em comparação à prostatectomia convencional e à ressecção transuretral da próstata (RTU), há outros benefícios, tais como:

  • baixo risco de sangramento intra e pós-operatório;
  • realização com menor tempo de internação hospitalar;
  • baixo risco de complicações de longo prazo (como a estenose de uretra) — o que não dispensa o acompanhamento periódico com o urologista;
  • recuperação mais rápida e confortável.

Saiba mais emCirurgia de próstata: conheça os tipos e quando é indicada

Onde realizar uma cirurgia a laser para próstata em Osasco, Alphaville e São Paulo?

Somente centros de urologia de referência oferecem a cirurgia a laser para a próstata. Em Osasco, Alphaville e São Paulo, pode realizar com a Equipe Urologia Vida, clínica que reúne tecnologias de ponta, tratamentos inovadores e um corpo clínico altamente especializado e experiente!

Se você reside na cidade de Osasco, Alphaville ou em São Paulo, entre em contato e agende uma consulta. Aproveite, ainda, para nos seguir nas redes sociais e conhecer outros os diferenciais da nossa clínica: estamos no Facebook e Instagram!

agende sua consulta