Andrologia e o cuidado com a saúde masculina

Andrologia e o cuidado com a saúde masculina

A andrologia é a área da urologia dedicada aos cuidados com o sistema reprodutor dos homens, abordando questões ligadas a problemas sexuais e de fertilidade. Além disso, assim como o ginecologista atua na saúde das mulheres, o andrologista é o médico responsável por cuidar da saúde masculina como um todo.

Neste artigo mostramos, entre outros pontos, como esse especialista trabalha e quando é indicado procurá-lo. Se você deseja saber mais, continue a leitura!

O que a andrologia pode tratar?

O andrologista pode tratar diversos problemas relacionados às funções sexual e reprodutiva, exclusivamente, masculinas. Conheça alguns deles a seguir.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma das disfunções sexuais masculinas mais comuns, acometendo entre 20% e 30% dos homens em algum momento da vida. Apesar de não ter uma causa bem definida, sabe-se que pode estar relacionada a problemas de saúde (como a prostatite) ou psicológicos (como o estresse e a ansiedade). O especialista em andrologia trata o distúrbio, contribuindo para uma vida sexual ativa e saudável.

Impotência sexual

impotência sexual (ou disfunção erétil) é a incapacidade de ter e manter ereções prolongadas, que possibilitem relações satisfatórias. Na maioria das vezes, o problema está relacionado ao avanço da idade, por conta da queda na produção hormonal, embora possa ocorrer em homens jovens.

Saiba mais emMitos e verdades sobre impotência sexual

Apesar de ser um distúrbio benigno, a impotência afeta a qualidade de vida de seus portadores e respectivas(os) parceiras(os). Por isso, cabe ao andrologista investigar suas causas, as quais podem ser relacionadas a comorbidades e/ou fatores psicológicos, e orientar o respectivo tratamento.

Infertilidade

infertilidade masculina é decorrente de problemas na produção, no transporte e/ou na função dos espermatozóides. O problema pode estar relacionado a fatores como varicocele, alterações hormonais, estresse, má alimentação, alcoolismo, entre outros, como não ter uma razão conhecida. Assim, dependendo do quadro (causas e nível de comprometimento),a infertilidade pode ser, ou não, reversível.

O andrologista, muitas vezes, é o médico responsável por dar início à investigação e orientar o paciente sobre como proceder para resolvê-la. Nesses casos, geralmente, é necessária uma abordagem multidisciplinar, envolvendo outros especialistas.

Andropausa

andropausa (ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) consiste em um conjunto de sinais e sintomas relacionados aos baixos níveis de testosterona. Em média, a queda na produção do hormônio masculino se acentua a partir dos 45 anos.

Entre as consequências do problema, destacam-se a falta de libido, as alterações de humor, a queda no desempenho físico e mental, a dificuldade de concentração, entre outras. Novamente, o andrologista pode diagnosticar o quadro e indicar a melhor abordagem terapêutica para cada paciente.

Qual é a importância da especialidade para a saúde masculina?

A andrologia ajuda a prevenir a ocorrência ou, pelo menos, o agravamento, de disfunções sexuais e reprodutivas. Dessa forma, quem visita o andrologista periodicamente possibilita que, caso surjam problemas, os tratamentos necessários sejam mais simples e efetivos.

Além disso, o especialista orienta os homens sobre hábitos saudáveis e sobre a necessidade de realizar check-ups médicos de rotina, cujas indicações são feitas individualmente. Dessa forma, atua em prol da saúde masculina integral, ajudando-os a serem mais longevos e a terem mais qualidade de vida!

Leia tambémSaúde do homem: 5 dicas para se cuidar e ter mais qualidade de vida

Quando procurar um andrologista?

Deve-se ir ao andrologista sempre que houver algum problema sexual ou reprodutivo. Além disso, recomenda-se visitá-lo periodicamente, mesmo sem apresentar queixas, apenas visando cuidar da saúde masculina.

Idealmente, as idas às consultas de rotina podem ocorrer a partir do início da vida sexual. Mas, esses encontros são ainda mais indicados nas fases em que o corpo do homem passa por mudanças anatômicas e funcionais, como após os 40 anos.

No mais, quando se trata de saúde masculina não custa reforçar: não use a “correria” diária como desculpa para negligenciar as idas aos especialistas. O segredo é encarar esses compromissos como uma obrigação e, se necessário, abrir mão de outros eventos para encaixá-los na sua agenda. Agindo assim, certamente sua versão do futuro irá agradecê-lo!

Esperamos que o artigo tenha sido conscientizador. Para continuar se mantendo bem informado e conhecer nossas especialidades e serviços, siga a Urologia Vida no Facebook e Instagram!

agende sua consulta