Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata?

Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata?

A campanha Novembro Azul objetiva a prevenção do câncer de próstata. Além disso, busca promover a detecção precoce da doença, favorecendo o prognóstico dos pacientes. Para isso, nada mais eficiente que jogar luz no assunto e derrubar os “tabus” relacionados ao seu rastreamento.

NaUrologia Vida, clínica de referência em cuidados urológicos, localizada em Osasco, SP, consideramos essa causa importantíssima. Para entender mais sobre a doença e conhecer as ações do Novembro Azul, continue a leitura!

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Ela é atravessada pela uretra, canal que conduz a urina para fora do corpo — o que explica a dificuldade para urinar quando há alterações prostáticas.

O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA),ele responde por 30% dos casos de câncer na população masculina brasileira.

Fatores de risco

O câncer de próstata é uma doença multifatorial. Dessa forma, sua ocorrência está ligada ao:

  • envelhecimento;
  • histórico familiar;
  • sobrepeso ou obesidade;
  • tabagismo.

Sinais e sintomas

A maioria dos tumores malignos da próstata cresce de forma lenta e silenciosa, podendo passar bastante tempo assintomáticos. Por isso mesmo a campanha Novembro Azul é tão importante, uma vez que incentiva a diagnosticá-los antes de provocarem sinais e/ou sintomas.

Quando há manifestações da doença, essas costumam se assemelhar às provocadas pelo crescimento benigno da próstata. É o caso do aumento da frequência urinária, da dificuldade para urinar, entre outras. Em fase avançada, no entanto, o câncer de próstata pode provocar complicações graves, como insuficiência renal, infecção generalizada e dor óssea.

O que é a campanha Novembro Azul?

Internacionalmente conhecido, o movimento Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ao mesmo tempo, reforça a importância de cuidar da saúde do homem de maneira integral.

Na prática, é essencial que os homens tenham o hábito de ir ao urologista periodicamente — de preferência, a partir dos 45 anos. Afinal, seguir suas orientações quanto ao estilo de vida e fazer os exames solicitados durante o check-up regular, é uma das melhores formas de combater a doença.

Como prevenir o câncer de próstata?

O INCA afirma que a adoção de práticas saudáveis é capaz de diminuir o risco de várias doenças, incluindo diversos tipos de câncer. Para tanto, recomenda-se:

No caso do câncer de próstata, especificamente, outro fator preventivo muito importante são os exames de rastreamento. Conheça-os melhor a seguir.

Toque retal

O exame de toque retal permite ao médico apalpar as partes posterior e lateral da próstata. Dessa forma, o profissional consegue avaliar seu tamanho, textura e formato, identificando possíveis alterações.

PSA

A dosagem do antígeno prostático específico, mais conhecido comoexame de PSA, é um exame de sangue indicado para medir a quantidade de proteína produzida pela próstata. Sabe-se que altos níveis de PSA servem de indicativo para o câncer, mas também para doenças benignas da próstata.

Biópsia da próstata

Em caso de suspeita de malignidade, realiza-se uma biópsia. O procedimento consiste na remoção de pequenos fragmentos da próstata, para subsequente análise laboratorial.

Como é o tratamento e o prognóstico da doença?

O tratamento do câncer de próstata varia conforme o tipo e o estágio do tumor, bem como a idade e as condições clínicas do paciente. Sendo assim, algumas vezes, pode-se optar pela vigilância ativa.

Em outras, pode ser preciso intervir, principalmente, por meio decirurgia (prostatectomia), radioterapia ou terapia hormonal. Vale destacar que, graças ao avanço das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica),a recuperação dos pacientes vem sendo mais rápida e tranquila.

Leia também: Guia completo: cirurgia robótica para câncer de próstata

Felizmente, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico do câncer de próstata é bastante favorável, com elevadas taxas de cura (mais de 90%). Por isso, o “tabu” relacionado ao toque retal deve ser superado. Afinal, a resistência ao exame não se justifica, visto que o mesmo é rápido, seguro e importante para a detecção de eventuais neoplasias em estágio inicial.

Para concluir, esperamos que você, como tantos homens, também se engaje à campanha Novembro Azul e cuide melhor da sua saúde. Se estiver na região de Osasco, Alphaville ou na Zona Leste de São Paulo, já sabe: conte com a ajuda da equipe da Urologia Vida!

Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo. Aproveite, ainda, para seguir nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e não perca nenhuma atualização!

agende sua consulta