Diversos fatores podem provocar dor nos testículos. O incômodo pode se apresentar de forma leve ou intensa, sendo pontual ou permanente. Seja como for, é imprescindível consultar o urologista! Afinal, cabe ao especialista determinar sua origem e, a partir daí, indicar a conduta adequada, prevenindo complicações.
Neste artigo, mostramos as principais causas da dor testicular e explicamos como é realizado o diagnóstico e o tratamento do problema. Além disso, esclarecemos quando o sintoma precisa ser avaliado com urgência. Confira!
Quais são as causas da dor nos testículos?
A dor nos testículos pode ocorrer em qualquer idade. Geralmente, o desconforto vem acompanhado de outros incômodos, como inchaço, vermelhidão e bolhas. Outros sintomas comuns são febre, sudorese, tontura e mal-estar geral.
Em relação às causas, há diversas possibilidades. Conheça os fatores mais frequentes a seguir.
Torção testicular
A torção testicular ocorre quando um dos testículos gira em torno do cordão espermático. Com isso, há o bloqueio do fluxo de sangue, levando a dores intensas.
Epididimite
A epididimite é a inflamação dos epidídimos (canais no interior do saco escrotal). A condição provoca inchaço, aumento da sensibilidade e dor nos testículos, que pode se tornar constante.
Varicocele
A varicocele se caracteriza pela dilatação das veias nos testículos. Além do comprometimento estético, o distúrbio provoca dor testicular, sensação de peso e, por vezes, infertilidade.
Saiba mais em: Infertilidade masculina: do diagnóstico ao tratamento
Hérnia inguinal
A hérnia inguinal (hérnia na virilha) provoca dor nos testículos e inchaço. O problema se desenvolve quando uma parte do intestino ou mesmo gordura abdominal abaula esta região por fraqueza da parede, causando dor no escroto.
Prostatite
A prostatite é a inflamação da próstata. O distúrbio pode provocar dor testicular. Outros sintomas comuns são a dor ao urinar, a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e, por vezes, febre.
Caxumba
A caxumba é uma infecção viral. Muitas vezes, a doença pode provocar inflamação nos testículos, deixando-os doloridos.
Pedras no rins
As pedras no rins (também chamada de cálculo renal ou litíase) costumam ser causadas por diversos fatores, incluindo o consumo insuficiente de água. Algumas vezes, a dor do cálculo se irradia para os testículos, principalmente quando o cálculo já está no ureter, próximo à bexiga.
Distúrbios osteomusculares
Outra causa da dor nos testículos por irradiamento são os distúrbios osteomusculares. Isso pode ocorrer com diferentes tipos de problemas na coluna.
Câncer de testículo
O câncer de testículo, tumor prevalente em homens jovens, entre 15 e 35 anos, costuma ser assintomático. No entanto, em casos raros, a doença pode provocar sintomas, incluindo a dor nos testículos.
Como é o diagnóstico e o tratamento do problema?
O diagnóstico da dor testicular é dado pelo urologista, baseado na anamnese, no exame físico e no resultado de exames complementares (laboratoriais e de imagem). O tratamento, logicamente, varia conforme a origem do problema.
Veja também: Você sabe o que falar em uma consulta com o urologista?
Sendo assim, quando o sintoma é provocado por um quadro de:
- torção testicular, é preciso fazer uma cirurgia para reposicionar os testículos no local adequado;
- epididimite, deve-se tomar os antibióticos e analgésicos prescritos, aplicar bolsas de gelo sobre o escroto e imobilizá-lo (com um suspensório escrotal);
- varicocele, indica-se um analgésico e a correção cirúrgica;
- hérnia inguinal, necessita-se de cirurgia, para reposicionar a estrutura deslocada e reforçar a região;
- prostatite, recomenda-se o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e, às vezes, medicamentos alfabloqueadores, que ajudam a urinar com mais facilidade;
- caxumba, administram-se analgésicos e antitérmicos, bem como repouso;
- pedras no rins, indica-se o uso de medicamentos para ajudar na expulsão dos cálculos, litotripsia a laser (bombardeamento com feixes de luz) ou remoção cirúrgica;
- distúrbios osteomusculares, necessita-se de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo medicação, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia;
- câncer de testículo, costuma-se tratá-lo por meio da remoção cirúrgica do testículo e do cordão espermático (orquiectomia radical inguinal) e/ou outras terapêuticas.
Quando a dor testicular deve ser avaliada com urgência?
Se a dor nos testículos for intensa e repentina, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Já se for leve, mas permanecer por dias ou for recorrente, recomenda-se marcar uma consulta com o urologista e fazer uma avaliação individualizada. O mesmo vale para casos em que há outros sintomas associados, como inchaço, vermelhidão, febre, sudorese, falta de ar, entre outros. Dessa forma, pode-se detectar a causa e tomar as medidas cabíveis o quanto antes!
Quem mora ou trabalha na região de Osasco, SP, pode contar com os especialistas da Urologia Vida: basta entrar em contato e fazer o seu agendamento. Já para conferir dicas de cuidados urológicos e acompanhar as próximas publicações do blog, siga a clínica no Facebook e Instagram!