A cistite é uma inflamação da bexiga, cuja origem pode ser infecciosa ou não. Geralmente, ela ocorre quando uma bactéria presente no intestino alcança o sistema urinário. Embora seja mais frequente em mulheres, por conta da uretra mais curta, o problema também pode ocorrer em homens e crianças.
Neste artigo, detalhamos as principais causas da cistite, sintomas mais comuns, como é o tratamento e se é possível preveni-la. Para descobrir, continue a leitura!
Quais são as causas da cistite?
Como mencionado, a cistite costuma ser causada quando uma bactéria (Escherichia coli), naturalmente alocada no intestino e empregada na digestão, atinge as vias urinárias. Porém, há casos em que a doença é causada por uma irritação da parede da bexiga (cistite intersticial) ou por complicações da radioterapia pélvica (cistite actínica).
Vale destacar, ainda, que pessoas com diabetes descontrolado têm maior tendência a desenvolver a doença. Isso ocorre porque esse quadro compromete o sistema imunológico.
Outro fato que merece menção é que a hiperplasia prostática benigna (HPB) e a consequente retenção de urina podem predispor sua ocorrência em homens. Nesse caso, o risco é maior entre aqueles com mais de 50 anos de idade.
Quais são os sintomas da doença?
Os principais sintomas da cistite são:
- aumento da frequência urinária;
- sensação de urgência urinária;
- redução do fluxo urinário;
- ardência ao urinar;
- dor na região pélvica;
- febre constante;
- presença de sangue na urina (hematúria),em casos mais graves.
Como é o respectivo tratamento?
Ao notar os referidos sintomas, deve-se procurar um urologista para fazer uma avaliação. O diagnóstico da doença é confirmado após a realização de um exame de urina, que revela se a origem é inflamatória, bacteriana ou fúngica.
O tratamento da cistite se baseia no uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Ao mesmo tempo, recomenda-se:
- o aumento do consumo de água, ingerindo, no mínimo, dois litros por dia;
- o cuidado com a higiene íntima, passando o papel higiênico de frente para trás e, se possível, lavando-se (com água e sabão) após evacuar.
É possível prevenir sua ocorrência?
Sim. Para prevenir a cistite, além de beber bastante água e realizar a higiene íntima adequadamente, deve-se:
- evitar segurar a urina, aumentando a frequência de idas ao banheiro;
- urinar após as relações sexuais, para eliminar as bactérias do trato urinário;
- não vestir roupas íntimas apertadas e calças muito justas;
- usar roupas íntimas de algodão, que permitem que a pele da região transpire, reduzindo a proliferação das bactérias;
- trocar os absorventes higiênicos com frequência, para evitar a proliferação de bactérias;
- evitar o consumo de substâncias que irritam o sistema urinário, como álcool, cigarro, cafeína e temperos fortes;
- praticar um estilo de vida saudável e tratar eventuais comorbidades, para favorecer o sistema imunológico.
Outra medida imprescindível é realizar o check-up urológico periodicamente, mesmo sem apresentar sinais de problemas. Esse cuidado serve para prevenir ou diagnosticar, precocemente, distúrbios no trato urinário feminino e nos tratos urinário e genital masculino.
Leia também: Você sabe o que falar em uma consulta com o urologista?
Nessas ocasiões, o urologista realiza uma anamnese detalhada, faz os exames físicos e solicita exames complementares (laboratoriais e/ou de imagem),indicados conforme cada caso. Além disso, o especialista fornece orientações sobre bons hábitos e vida e de higiene, promovendo a saúde geral dos pacientes.
Lembrando que, quem trabalha ou reside em Osasco, SP, pode contar com a equipe da clínica Urologia Vida para realizar seus exames de rotina e eventuais tratamentos. Aqui, reunimos uma equipe altamente especializada, qualificada e experiente, pronta para atender tanto às necessidades urológicas dos homens como das mulheres!
Saiba mais em: Quando a mulher deve ir ao urologista?
A cistite tem cura?
Sim. Se os cuidados forem seguidos à risca, as chances de cura são grandes. Para isso, deve-se tomar os medicamentos pelo período prescrito, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.
Mas, atenção: se a cistite não for corretamente tratada, o quadro pode se agravar e trazer sérias consequências. Por isso, na presença de sintomas suspeito, deve-se procurar um urologista o quanto antes e seguir suas recomendações!
Esperamos que o artigo tenha sido útil. Para saber mais sobre saúde urinária, siga a Urologia Vida no Facebook e Instagram!
Além disso, se desejar, marque uma consulta pelo site, WhatsApp (11 91664-2735) ou telefone (11 3682-2756). Nossa equipe está à sua disposição!