Estou com dificuldade de urinar. O que fazer?

Estou com dificuldade de urinar. O que fazer?

dificuldade miccional é um termo bastante utilizado pelos profissionais para indicar que determinado paciente possui dificuldade de urinar. Costuma ser um problema que afeta, em sua maioria, homens e as causas podem ser diversas. 

Essa dificuldade é caracterizada por um fluxo de urina fraco e entrecortado, onde o indivíduo precisa fazer esforço para estimular o jato a sair, além da sensação de que a bexiga não está totalmente vazia. Outro sintoma que pode indicar a dificuldade de urinar é o paciente acordar à noite para usar o banheiro. 

Na maioria dos casos o diagnóstico é clínico, por meio de uma conversa sincera com o urologista. O profissional irá solicitar uma série de exames, assim como realizar o exame físico, capaz de identificar sinais do mau esvaziamento da bexiga.

Os exames são, no geral, a melhor forma de ajudar o médico a definir quais as causas da dificuldade de urinar, assim como qual o tratamento mais adequado para cada caso. 

As principais causas da retenção urinária são:

  • infecção urinária;
  • prostatite;
  • prostatite bacteriana e não bacteriana;
  • hiperplasia benigna de próstata;
  • câncer de próstata;
  • estreitamento do canal urinário;
  • uso de determinados medicamentos.

Portanto, a dificuldade em urinar é um sintoma que pode estar associada a inúmeras doenças graves, sendo necessário considerar outros sinais para identificar a causa real do problema. A síndrome da bexiga dolorosa, além de doenças inflamatórias e infecciosas, também podem causar essa dificuldade miccional.

Síndrome da bexiga dolorosa e a dificuldade de urinar

Definida como uma condição inflamatória crônica da parede vesical, a síndrome da bexiga dolorosa provoca dores pélvicas, urgência miccional e até mesmo o aumento da frequência urinária e noctúria. 

Por conta do processo inflamatório, as dores que essa síndrome causa são intensas e só aliviam quando ocorre o esvaziamento vesical. Por isso, a dificuldade de urinar, em pacientes com a síndrome da bexiga dolorosa, pode ser extremamente desconfortável. 

Conforme o Portal da Urologia, esse é um problema que não tem cura. Contudo, é possível fazer o controle dos sintomas. No geral, é uma doença que pode ser confundida com outras patologias e, por isso, é muito importante estar atento aos sinais. 

Pacientes com dor pélvica crônica, infecções urinárias recorrentes ou bexiga com comportamento hiperativo, cujo tratamento não resolve, podem estar sofrendo da síndrome da bexiga dolorosa

Não receber o tratamento correto, nesses casos, pode prolongar o sofrimento dessas pessoas, tanto em relação à dor quanto à dificuldade de urinar. É muito importante estar atento a todos os detalhes, até mesmo sobre as idas ao banheiro, uma vez que isso pode ser o indicativo de que algo está errado. 

Pode não parecer, mas existe uma quantidade de vezes que um adulto deve ir ao banheiro, sendo o mais comum a pessoa urinar de cinco a oito por dia. Em casos onde essa frequência é maior ou menor, o ideal é procurar ajuda médica. 

Tratamento da retenção urinária 

Para que o tratamento ideal da dificuldade de urinar seja indicado, é importante saber a causa do problema, uma vez que o tratamento varia em cada doença. Por exemplo, homens com hiperplasia prostática (próstata aumentada),o problema pode ser tratado por meio de medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. 

No caso de pacientes com estenose da uretra (estreitamento da uretra),o tratamento é feito cirurgicamente, através da uretrotomia interna ou da uretroplastia. Ou seja, independente do caso, o tratamento deve ser orientado apenas pelo profissional em urologia após o diagnóstico da doença. 

Nenhum paciente deve se automedicar. Na presença da dificuldade de urinar, procure um especialista no assunto em um lugar de segurança. Portanto, se você está buscando um urologista em Osasco para tratar sua dificuldade miccional, te convidamos a conhecer a Urologia Vida

Somos uma clínica urológica que realiza diversos tratamentos com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida aos nossos pacientes. Contamos com uma equipe qualificada para que você se sinta seguro desde a primeira consulta.

Esperamos ter tirado possíveis dúvidas sobre a dificuldade de urinar! Quer ler mais artigos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro dos nossos conteúdos. Aproveite para nos seguir nas redes sociais, Instagram e Facebook, assim você não perde nenhuma das nossas atualizações!