Visitar o urologista sem apresentar sintomas não costuma estar na lista de afazeres masculinos, embora devesse. A exemplo das mulheres, ir às consultas médicas de rotina faz toda a diferença na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, ajuda no gerenciamento do envelhecimento — ao qual estamos todos fadados.
Neste artigo, mostramos cinco razões pelas quais vale a pena visitar o urologista ainda este ano. Se você é homem (ou vive com um),continue a leitura e confira a seguir!
1. Visitar o urologista ajuda a prevenir eventuais doenças
As visitas periódicas ao urologista e a realização dos exames solicitados, muitas vezes, permite identificar alterações ainda assintomáticas. Com isso, pode-se tomar as medidas necessárias, a fim de evitar a evolução do quadro.
Sugestão de leitura: Você sabe o que falar em uma consulta com o urologista?
Por outro lado, quem não vai ao médico periodicamente não tem como descobrir eventuais distúrbios quando ainda estão silenciosos. Dessa forma, eles continuam evoluindo e podem provocar problemas graves.
2. Visitar o urologista é bom para cuidar da saúde como um todo
Não existe médico mais bem preparado para orientar o homem a cuidar da própria saúde do que o urologista. Por isso, engana-se quem pensa que o especialista se limita à avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas urinários e reprodutivos.
Na realidade, cabe a ele orientar o paciente tendo em vista sua saúde integral, abordando temas como hidratação, alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, sexo seguro, entre outros. Sem falar nas recomendações quanto à higiene íntima, essenciais para a manutenção da boa saúde peniana. Com isso, o funcionamento de tudo o organismo é beneficiado.
Aprofunde-se a respeito: Vida ativa e saúde urológica: como o exercício físico ajuda
3. Visitar o urologista serve para fazer o planejamento reprodutivo
Ao visitar o urologista, pode-se conversar sobre diferentes momentos da vida, incluindo o desejo de ter, ou não, filhos. Afinal, o planejamento reprodutivo também é responsabilidade masculina e o médico pode ajudar o homem nesse sentido, indicando os métodos anticoncepcionais mais adequados.
Além disso, o especialista também é útil em caso de suspeita de infertilidade masculina. Nesses casos, cabe a ele indicar exames que revelem suas chances de ter filhos e, por vezes, orientar a busca por tratamento adequado.
Saiba mais em: Infertilidade masculina: do diagnóstico ao tratamento
4. Visitar o urologista adia o impacto da andropausa
A partir dos 40 anos de idade, a produção de testosterona começa a diminuir no organismo masculino — a chamada andropausa (hipogonadismo masculino tardio). Em alguns homens, isso pode provocar perda de massa muscular, aumento da gordura, diminuição da libido, disfunção erétil, osteoporose, mudança de humor e até depressão.
Entenda melhor em: 3 dicas para lidar com os sintomas da andropausa
Se comprovada a associação de um ou mais sintomas com a queda dos níveis de testosterona, muitas vezes, o urologista pode indicar a reposição hormonal. O objetivo do tratamento é minimizar os sintomas e manter a vitalidade e o bem-estar do paciente.
5. Visitar o urologista o faz saber se é preciso consultar outros especialistas
Ao visitar o urologista e fazer os exames de check-up, pode-se descobrir a necessidade de consultar um nutricionista, cardiologista, endocrinologista, dermatologista, psicólogo e/ou outros especialistas. De fato, muitas vezes, não somos capazes de perceber que precisamos de ajuda. Um olhar de fora, dedicado à promoção da saúde, pode nos conduzir no caminho certo, rumo a uma vida com menos complicações e mais bem-estar!
Veja também: Impacto do estresse na saúde masculina
Importância de contar com uma equipe de urologia altamente capacitada
Agora que você conhece as razões para visitar o urologista, independentemente de estar bem de saúde, lembre-se de ser criterioso ao escolher quem irá acompanhá-lo. Observe se o profissional é atualizado e experiente, bem como se está disposto a esclarecer suas dúvidas e a mostrar caminhos que o conduzam à sua melhor versão.
Se estiver na região de Osasco, Alphaville ou na Zona Leste de São Paulo, SP, a equipe da Urologia Vida pode ajudar! Nossa clínica é especializada em atender com excelência e humanismo. Agende agora mesmo a sua consulta!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir nossas páginas no Instagram e no Facebook e saiba, em primeira mão, das próximas publicações do blog!


