Estou com caroços no pênis, devo me preocupar?

Observar a presença de caroços no pênis pode não ser grande coisa, como também pode indicar uma série de problemas, sendo necessário a análise de um médico urologista. O pênis, órgão sexual masculino, assume funções excretoras e reprodutivas, além de estar diretamente ligado à autoestima dos homens.

Portanto, o surgimento de caroços nessa região, pode levantar diversas preocupações para a população masculina, desde a estética até suspeita de doenças graves. É importante entender que os caroços são chamados assim por conta das lesões de crescimento que podem surgir.

Muitas podem ser as causas dos caroços no pênis e, dependendo da origem dessas lesões, um simples tratamento pode bastar. Contudo, existem casos onde a condição pode necessitar de uma intervenção mais complexa.

Possíveis causas dos caroços no pênis

Nós, seres humanos, somos passíveis de adoecer em qualquer momento da vida, afinal, estamos sujeitos a diversas doenças. Assim como as mulheres apresentam condições ginecológicas que necessitam de tratamento, os homens também podem ter a região íntima afetada.

Coceira na cabeça do pênis, dor nas relações sexuais, dificuldade de urinar, são muitas as condições que envolvem a saúde íntima dos homens, incluindo os caroços no pênis. Esse é um sintoma presente em algumas doenças, podendo ser perceptível apenas com uma observação.

Por esse motivo, é muito importante estar atento ao próprio corpo e, quando algo estiver errado, buscar ajuda profissional especializada. Tenha em mente que em alguns momentos o pênis pode apresentar alterações na pele, que podem ser facilmente confundidas com caroços, quando não são.

Pensando nisso, separamos alguns tipos de doenças que podem causar caroços no pênis. São elas:

HPV

Definido como um vírus que afeta a pele ou mucosa, oral, genital ou anal, o papilomavírus humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível que atinge homens e mulheres. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 80% da população sexualmente ativa já foi exposta a esse vírus.

Essa é uma condição na qual o homem é o principal elo na cadeia epidemiológica, atuando como o principal portador do vírus — além de transmissor. Ocorre que o órgão genital masculino possibilita um maior desenvolvimento e multiplicação do HPV, geralmente por conta das relações sexuais desprotegidas.

Por esse motivo, o homem pode apresentar diversas complicações mais sérias, que podem evoluir para um câncer. Entre os principais sintomas do HPV em homens, destacam-se os caroços no pênis, também conhecidos como verrugas genitais. No geral, esses caroços são assintomáticos, podendo apenas causar coceira no local, assim como um desconforto estético.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o próprio sistema imune combate, de maneira eficiente, a infecção pelo HPV, principalmente quando falamos em pessoas mais jovens. Contudo, uma opção de tratamento consiste em destruir essas lesões.

Herpes

herpes genital é definido como uma infecção comum, que vai progredindo cada vez mais. Essa é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, sendo de difícil eliminação do organismo. No geral, é uma condição no qual pessoas diagnosticadas não sabem que estão com o problema, isso porque não conseguem reconhecer as lesões.

É fundamental destacar que as manifestações clínicas do herpes genital irão depender de alguns fatores importantes, como: as características do vírus, a imunidade do hospedeiro, assim como a predisposição genética do paciente.

Contudo, os sintomas mais comuns desse quadro, são:

• feridas nos órgãos genitais;
  • caroços no pênis;
  • dor local;
  • manchas avermelhadas;
  • outros.

Por ser de difícil eliminação, o herpes genital não tem cura e sim períodos de remissão, período onde a doença está controlada, e recidivas, definida pelo retorno do problema. A melhor maneira de evitar o herpes é a partir do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Câncer de pênis

Conhecido como um tumor raro, o câncer de pênis representa aproximadamente 2% de todos os tipos de câncer que atinge a população masculina a partir dos 50 anos. No geral, é um câncer bem fácil de ser evitado, consistindo em uma melhor higiene íntima

Além disso, outros fatores, como evitar o uso de cigarro e a prática de relações sexuais desprotegida, podem contribuir significativamente para a prevenção da doença. Mas, quais os sintomas que envolvem essa condição?

• lesões vegetante ou úlcero-vegetante;
  • nódulos na região;
  • tumoração na cabeça do pênis;
  • secreção branca (esmegma);
  • outros.

É importante que, na presença de qualquer um desses sintomas, o homem procure um urologista para evitar possíveis complicações. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento para o câncer de pênis vai depender da extensão do tumor, assim como do comprometimento das ínguas na virilha.

No geral, remover cirurgicamente as lesões primárias penianas costumam ser o melhor método de tratamento. Além disso, tanto a radioterapia como a quimioterapia podem ser indicadas, no entanto, apenas quando há recidiva do câncer de pênis ou como tratamento paliativo.

Esperamos ter esclarecido as possíveis causas dos caroços no pênis. Se você percebeu alguma alteração na região íntima, entre em contato com a nossa equipe. Nosso principal objetivo é garantir sua qualidade de vida.

Você também pode seguir a Urologia Vida no Instagram e Facebook, assim você fica por dentro de todos os nossos conteúdos.