O doppler peniano é um dos exames de imagem mais utilizados para investigar as causas da disfunção erétil (dificuldade para ter e manter as ereções). Além disso, também auxilia no diagnóstico de problemas como trauma peniano, priapismo (ereção involuntária, dolorosa e prolongada) e doença de Peyronie (caracterizada pelo pênis torto).
Neste artigo, mostramos como é a sua execução e onde realizá-lo, com toda segurança e eficiência, em Osasco, na Grande São Paulo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o doppler peniano?
Para definir o diagnóstico de problemas urológicos, o médico, geralmente, solicita diversos exames. O doppler peniano, também chamado de ecografia peniana com doppler ou ultrassonografia doppler do pênis com fármaco-ereção, é um deles.
Trata-se de um exame de imagem não invasivo e que não gera efeitos colaterais, indicado para investigar a circulação sanguínea no pênis. Na prática, o procedimento permite observar a vascularização no órgão, assim como a velocidade do sangue dentro de seus vasos sanguíneos.
Leia também: O que a ultrassonografia peniana com doppler pode diagnosticar?
Como o exame é realizado?
O doppler peniano costuma ser realizado no próprio consultório médico, associado ao teste de ereção fármaco-induzida. Esse consiste na aplicação de uma substância vasodilatadora pênis, com uma agulha extremamente fina — o que torna o procedimento praticamente indolor.
Somente após o órgão estar ereto, inicia-se a ultrassonografia. Para isso, o paciente permanece deitado na maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima) e com a região genital exposta. Para uma transmissão mais eficiente das ondas sonoras e para facilitar o deslizamento do transdutor de ultrassom, aplica-se um gel condutor sobre a pele.
Após concluir os preparos, o radiologista (ou o urologista especializado) conduz o transdutor nas laterais do órgão, onde se encontram os corpos cavernosos (estruturas responsáveis pela ereção). O dispositivo permite capturar de imagens do fluxo sanguíneo na região, as quais são exibidas coloridas e em tempo real no monitor.
Dessa forma, o especialista consegue observar se existem bloqueios nas artérias que levam o sangue até o pênis (como placas de ateroma) ou se está ocorrendo algum escape de sangue. Pode, também, visualizar se há outras alterações nas estruturas anatômicas.
Por fim, as imagens e os dados obtidos são analisados pelo especialista. A partir daí, emite-se o laudo com o diagnóstico e as recomendações necessárias. Mas, caso o paciente apresente resultados normais, não há a necessidade de realizar avaliações vasculares complementares.
Onde realizar um doppler peniano em Osasco?
Se você está buscando um lugar para realizar uma consulta urológica e fazer o doppler peniano em Osasco, SP, venha conhecer a clínica Urologia Vida. Aqui, reunimos uma equipe altamente especializada no trato geniturinário e contamos com um espaço moderno e confortável, para que nossos pacientes se sintam seguros e acolhidos.
Esperamos ter esclarecido os principais aspectos a respeito. No entanto, se ainda existirem dúvidas sobre o assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato. Nossos especialistas estão à sua disposição!