Cólica renal ou dor lombar comum? Saiba quando procurar um urologista

Cólica renal ou dor lombar comum? Saiba quando procurar um urologista

Se cada pessoa tem uma percepção da dor, como saber se estou com cólica renal ou se é apenas uma dor lombar comum? Para responder a essa pergunta, nada mais eficiente do que conhecer os sintomas provocados por cada uma.

Neste artigo, comparamos as características de ambas e mostramos o que pode provocá-las. Além disso, esclarecemos quando é necessário avaliar o quadro com um urologista. Vale a pena conferir!

O que diferencia a dor lombar da cólica renal?

A dor lombar é provocada por alterações osteoarticulares na parte inferior da coluna vertebral. Já a cólica renal, apesar de incidir na mesma região, é decorrente de cálculos urinários.

Outra diferença é que, enquanto a primeira é bastante comum, a segunda é menos frequente, porém, bem mais impactante. Conheça-as melhor a seguir.

Dor lombar

A dor lombar, também chamada de lombalgia, costuma ser provocada por problemas no sistema musculoesquelético. Assim, ela pode ter origem nas vértebras, discos, músculos ou ligamentos presentes na região.

Na maioria das vezes, não há febre ou outros sintomas associados. Em alguns casos, entretanto, a sensação de dor pode se irradiar para as pernas.

Uma característica bem específica da dor lombar é que ela piora com os movimentos. Dessa forma, uma vez instalada, a lombalgia atrapalha a realização das tarefas do dia a dia, bem como prejudica o bem-estar.

Vale destacar que, sem o devido tratamento, o quadro pode perdurar. Para evitar esse cenário, as principais medidas para combatê-la são:

  • adotar um estilo de vida saudável;
  • evitar atividades que forcem a coluna, como levantar objetos pesados;
  • praticar exercícios físicos leves a moderados, conforme o tolerado;
  • fazer compressas de gelo (principalmente, se a lesão tiver até dois dias) ou aplicar uma bolsa térmica quente, na região dolorida;
  • limitar o período de repouso, quando recomendado, a um ou dois dias;
  • quando indicado, tomar medicação (analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroides);
  • em alguns casos, fazer fisioterapia, para ajudar a acelerar o processo de recuperação;
  • dormir em uma posição confortável, com um travesseiro sob os joelhos para quem dorme de costas, ou entre os joelhos para quem dorme de lado.

Cólica renal

A cólica renal é uma dor excruciante e intermitente, provocada pelo movimento dos cálculos (pedras nos rins, ureteres ou bexiga). Ela surge de forma repentina, manifestando-se de maneira difusa e mal definida, sentida na região lombar e em um dos lados dos flancos, estendendo-se para a virilha.

Saiba mais emLitíase urinária: conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Os picos de dor podem durar de 20 a 60 minutos. Geralmente, há outros sintomas associados, como náuseas, vômitos, sudorese e hematúria (presença de sangue na urina).

Diferentemente da dor lombar comum a cólica renal impossibilita a realização de qualquer atividade. Para aliviá-la, pode-se administrar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou opioides. Quando os cálculos não são eliminados espontaneamente, costuma-se removê-los, geralmente, por litotripsia (ondas de choque), ureteroscopia a laser (cirurgia endoscópica) ou cirurgia laparoscópica.

Quais são as causas de cada uma?

A lombalgia costuma estar relacionada, principalmente, à má postura para sentar, se abaixar, carregar objetos, dormir, entre outras situações. Os fatores de risco que potencializam sua ocorrência são multifatoriais, incluindo o estresse, o sobrepeso, o sedentarismo e o próprio envelhecimento.

A cólica renal, por sua vez, é consequência da presença de cálculos no trato urinário. Os cálculos tendem a se formar devido ao excesso de sais minerais na urina, problema prevalente em quem bebe pouca água e/ou ingere muita carne vermelha. Outros fatores de risco são comorbidades como o diabetes tipo 2, o hiperparatireoidismo, a acidose tubular e a gota.

Leia também10 dicas para prevenir pedras nos rins

Quando é necessário procurar um urologista?

O Ministério da Saúde recomenda a realização de visitas médicas com caráter preventivo periodicamente, mesmo sem apresentar problemas. Mas, quando há sinais ou sintomas suspeitos, como uma dor lombar que não melhora ou um episódio de cólica renal, deve-se procurá-lo o quanto antes. Dessa forma, pode-se adotar as medidas cabíveis e evitar futuras complicações!

Se você está na região de Osasco, SP, conte com a equipe da Urologia Vida para auxiliá-lo em todos os momentos. Basta entrar em contato e agendar sua consulta!

Já para acompanhar as próximas publicações do blog e se manter bem informado sobre os cuidados urológicos, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

agende sua consulta