Câncer de rim: conheça os sinais e as causas da doença

Câncer de rim: conheça os sinais e as causas da doença

O câncer de rim é uma doença maligna que se desenvolve a partir das células presentes nos rins. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a ocorrência desse tipo de câncer é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes.

Responsáveis por diversas tarefas, os rins são órgãos fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Sua principal função é filtrar as impurezas do sangue, contudo, ele também é encarregado de outras funções, como regular o equilíbrio de líquidos no corpo e controlar a pressão arterial. 

Quando uma célula renal começa a se dividir de forma descontrolada, pode resultar o surgimento de um tumor maligno. Esse tipo de câncer representa cerca de 2% a 3% dos tumores malignos e 90% dos tumores renais.

No geral, o câncer de rim acomete indivíduos com idades entre 50 e 70 anos, sendo uma doença mais frequente em homens. Além disso, é importante estar atento aos fatores de risco do câncer, entre eles: 

  • idade;
  • histórico familiar;
  • obesidade; 
  • tabagismo; 
  • hipertensão;
  • histórico de doenças renais;
  • outros. 

Está dentro do grupo que apresenta os fatores de risco e quer saber como posso saber se possui a doença? A partir da consulta médica com um urologista e uma série de exames. Continue lendo para entender e saber quais medidas tomar para reduzir o risco de desenvolvê-la. 

Diagnóstico do câncer de rim 

câncer de rim é uma doença silenciosa e que, muitas vezes, não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Quando os sintomas surgem, geralmente já é uma indicação de que a doença está em um estágio mais avançado. 

Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de rim incluem: 

  • dor lombar, que pode se intensificar à noite;
  • sangue na urina;
  • massa ou nódulo na região do rim;
  • cansaço ou fadiga;
  • perda de peso sem motivo aparente.

Portanto, na presença de qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico imediato. O tratamento precoce é fundamental para garantir uma recuperação completa. Lembre-se que quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

Quais os possíveis tratamentos?

O tratamento do câncer de rim irá depender da fase em que a doença é diagnosticada, assim como das características individuais de cada paciente, como idade e histórico de saúde. No geral, algumas das opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapias direcionadas.

A cirurgia é a opção de tratamento mais comum para o câncer de rim, uma vez que pode incluir a remoção total do rim afetado (nefrectomia radical) ou a remoção parcial do rim (nefrectomia parcial). Ambas as cirurgias podem ser feitas por laparoscopia (link do artigo sobre o assunto),além de poderem ser combinadas com outras terapias, como radioterapia ou quimioterapia, com o objetivo de melhorar os resultados.

A radioterapia é uma opção de tratamento que envolve a exposição do tumor a radiação ionizante para matar as células cancerosas. Já a quimioterapia, outra opção de tratamento, envolve a administração de medicamentos quimioterápicos para matar as células cancerosas. 

Já a cirurgia robótica tem um papel importante no tratamento do câncer renal, especialmente nas nefrectomias parciais. Esse tipo moderno de cirurgia é usado frequentemente para tratar tumores renais em que a remoção completa do rim não é necessária. 

Com a cirurgia robótica, os cirurgiões podem operar com maior precisão e menor invasividade, o que leva a um tempo de recuperação mais rápido para o paciente. Além disso, o procedimento permite aos cirurgiões remover tumores com maior precisão, preservando a maior quantidade possível de tecido renal saudável. 

No geral, o tratamento ideal para o câncer de rim depende de muitos fatores. Por isso, é importante discutir todas as opções de tratamento com o profissional, para determinar o melhor plano de tratamento para cada paciente individualmente. 

Câncer de rim: como prevenir? 

prevenção do câncer de rim começa com a conscientização sobre os fatores de risco e a realização de mudanças no estilo de vida para minimizar esses riscos. Embora não seja possível prevenir completamente o câncer de rim, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco, como:

  • sustentar uma dieta saudável e equilibrada;
  • manter o peso adequado;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • evitar/minimizar o consumo de álcool;
  • não fumar; 
  • consulte-se com um médico regularmente. 

Portanto, opte por um estilo de vida saudável e equilibrado para prevenir não só o câncer de rim, mas também outras doenças graves. Lembre-se que a prevenção da maioria das doenças estão ligadas a uma combinação de mudanças no estilo de vida, monitoramento regular da saúde e atendimento médico imediato se houver necessidade. 

Esperamos ter esclarecido tudo sobre o câncer de rim! Gostou do artigo e quer ler mais conteúdos como esse? Então, acesse o blog da Urologia Vida e fique por dentro de todas as nossas publicações. Aproveita e segue a gente nas redes sociais Instagram e Facebook, para não perder nossas atualizações!